terça-feira, 18 de setembro de 2018


Estresse pré-vestibular dificulta no momento da escolha profissional


Letícia Gomes

“Tudo que é desconhecido causa um desgaste, e ele traz o estresse. Precisar tomar uma decisão é um estímulo para agravar a situação”, comenta a professora universitária e psicóloga Andréa Nacarato. Por conta disso, escolher qual área seguir é motivo de grande parte dos transtornos que acompanham os adolescentes, especialmente no período que antecipa o vestibular, que reúne não só o medo da decisão quanto o possível insucesso na prova.

Na Católica Trends, o envolvimento dos estudantes durante a palestra “Conheça o seu nível de estresse e como usá-lo a seu favor” evidenciou o quanto o tema é presente no dia a dia. Durante a discussão eles afirmaram que a ansiedade remete ao cansaço, instabilidade emocional e dores físicas. Esses sintomas, explica Andréa, são as principais formas de identificar o transtorno. “Esses são os primeiros sinais, que podem se agravar caso não tenha um acompanhamento psicológico. Por isso, nesse momento de maior suscetibilidade, é importante a procura profissional”, reitera.

A busca em entender as origens do estresse e da ansiedade é o trabalho realizado por psicólogos no momento de avaliar quem passa por uma situação de transtornos emocionais. “A maneira como interpretamos as situações geram estresse. Com o profissional, ele entende as características próprias e a forma de interpretar os acontecimentos, e a partir disso começa o trabalho de ressignificar”, explica a psicóloga.

Aprender a origem do sentimento ajuda a gerenciar essas emoções, que fazem parte do cotidiano e são importantes. “O estresse, de forma controlada, é saudável, faz parte da vida e ajuda no momento de entender as situações. Por isso, o importante é buscar meios de controlá-lo”, explica a docente que, durante a palestra, falou sobre as técnicas de respiração, uma das formas que ajudam a equilibrar as emoções. Ainda ressaltou a diferença que uma alimentação saudável e atividade física podem causar em quem tem tendência a sentir o estresse.

“A própria falta de perspectiva, que acontece no momento em que você observa a situação do País, pode influenciar. O jovem se preocupa não só com a escolha e a prova do vestibular, mas vai além, ao pensar no mercado de trabalho. O problema é não saber administrar tantos questionamentos”, finalizou a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário