domingo, 25 de agosto de 2019


Briosa bate Noroeste e segue viva 
no Paulistão sub-15  
Fabrizio Neitzke

A Portuguesa Santista dominou o Noroeste, em Ulrico Mursa, no jogo válido pela quinta rodada do grupo 12 do Campeonato Paulista Sub-15, na manhã de ontem, e conquistou uma vitória importante para a sequência da competição. O resultado por 2x0 foi construído no segundo tempo, com gols do atacante Matheus Jesus e do meia Kaique Eugenio.

Com o campo pesado por conta das chuvas que atingiram a cidade de Santos durante a semana, Portuguesa Santista e Noroeste travaram um primeiro tempo bastante pegado em Ulrico Mursa. A etapa inicial não teve muitas emoções, apesar dos donos da casa terem criado mais oportunidades. Nas duas chances claras de gol, o atacante Matheus Jesus parou nas boas defesas do goleiro Jair Neto.

Precisando vencer, a Briosa voltou para o segundo tempo se lançando ao ataque. Logo no primeiro minuto, o zagueiro Patrick Rodrigues, do Noroeste, se atrapalhou e colocou a mão na bola. O árbitro Carlos Eduardo da Rocha assinalou o pênalti. Matheus Jesus bateu com confiança, deslocando o goleiro adversário e abrindo o placar.

Mesmo já eliminado, o Norusca foi em busca do empate. Aos 14 minutos, um chute forte do meia-esquerda Lucas Faria, de fora da área, passou próximo da meta defendida por Gabriel Oliveira. Menos de três minutos depois, o técnico Luciano Sato foi à loucura com a oportunidade desperdiçada em um contra-ataque veloz da sua equipe.

Foi aí que Matheus Jesus decidiu novamente. Aos 19 minutos, Kaique recuperou a bola no meio e tocou para o atacante. Na função de pivô, Matheus conseguiu a tabela e deixou Kaique na cara do gol. Com tranquilidade, o jovem bateu colocado no canto direito, dando números finais ao duelo.

Ao final da partida, o técnico da Portuguesa, Adriano Piemonte, falou da mudança de posicionamento de Matheus Jesus, que originou os gols da equipe da casa. “Ele é um jogador muito forte, então tiramos ele da beirada do campo para fazer o pivô”, disse. O treinador ainda destacou a personalidade do atacante. “É um menino que não estava nem sendo convocado e hoje foi o melhor em campo”.

Para Jesus, a dedicação nos treinamentos tem ajudado na sua evolução. “Depois dos treinos, sempre fico batendo pênaltis pensando na hora do jogo e em marcar gols”, comentou.

ALÉM DE TORCEDORES - Nas arquibancadas, parentes e amigos apoiavam os jovens da Portuguesa em busca da vitória. E para quem fica do lado de fora das quatro linhas, a ansiedade toma conta das emoções. 

Mesmo sem precisar fazer defesas, já que o Noroeste não chegou a finalizar no alvo, Raquel Oliveira, mãe do goleiro Gabriel, garante que o coração fica apertado. “É adrenalina pura, tanto quanto dentro do campo”. Sempre presente nos jogos, ela diz que as conversas com o filho são fundamentais para motivá-lo.

A tia Isabela e avó Cleide da Silva aguardavam o artilheiro Matheus do lado de fora do gramado, com um cacho de bananas e uma caixa de suco. “Nós sempre acompanhamos. Desde os quatro anos ele tem esse sonho”. Agora, o camisa nove terá uma comemoração de barriga cheia. “Tudo acaba com pizza”, diz a tia.

Com a vitória, o time rubro-verde chega a sete pontos, mesma pontuação do vice-líder Primavera, de Indaiatuba, que tem um jogo a menos, mas com melhor saldo de gols. No próximo sábado, na última rodada da segunda fase, a Briosa viaja ao interior para o confronto direto valendo vaga na terceira fase. Já o Noroeste recebe o Corinthians, em Bauru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário