domingo, 25 de agosto de 2019


Festa em homenagem à Nossa Senhora 
do Monte Serrat tem início hoje 
    Laila Aguiar

         As celebrações em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat começam hoje (25) e vão até o dia 8 de setembro, quando acontece a festa da padroeira de Santos. A descida da Santa acontece hoje, às 16 horas com uma missa solene na capela no alto do Monte Serrat, em seguida a começa a procissão pelas escadarias e uma missa de acolhida na Catedral de Santos. A virgem milagrosa foi considerada padroeira da Cidade pela Câmara Municipal, em 1954, e pelo Papa Pio XII, em 1955.

        Esse ano a programação vai contar com algumas mudanças. Os festejos vão durar 15 dias e contar com uma missa na forma extraordinária do rito romano, no dia 1º de setembro, e uma novena as 15h30 para pessoas que não conseguem ir na novena as 19 horas. Segundo o padre da Catedral, Claudenil Moraes da Silva as mudanças acontecem para atender grupos como idosos que moram longe ou que moram sozinhos e pessoas desacompanhadas que pegam lotação para voltar para casa. 

       “Eles gostariam de participar das novenas, mas sendo a noite dificulta a vinda”.
Devota à Nossa Senhora, Carmem Marques diz que é “fiel a muitos anos”. Ela conta com muita emoção que é uma devoção que passou de geração para geração. Sua mãe ia em todas as festas no Monte Serrat, essa devoção foi passada para Carmem, que passou para seus filhos e netos. Um marco nessa relação aconteceu quando o seu neto foi preso e em seu julgamento no Fórum (que fica ao lado da Catedral de Santos), ela olhou pela janela e pediu para que Nossa Senhora do Monte Serrat deixasse o seu neto livre. “Pedi com tanta fé, tanta fé, que quando saiu da sala estava livre. Eu ajoelhei e agradeci”. Ela conta que vai todos os anos na festa e a sua devoção por ela é muito grande “eu já perdi as contas de quanto tempo eu estou aqui com ela”.

       Para o padre Claudenil, “falar da festa da Nossa Senhora do Monte Serrat é falar de esperança e confiança”. A festa da padroeira da cidade leva para a catedral cerca de 60 mil pessoas durante esses 15 dias de celebração. A igreja faz uma preparação muito específica para essa chegada, que é pensada desde maio e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, a Guarda Civil Militar e a Polícia Militar e com o SAMU, além da presença de um guarda municipal para monitorar a Santa durante todos os dias da programação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário