domingo, 25 de agosto de 2019


Cigarros de palha e eletrônicos são novos alvos 
no combate ao fumo
Daniel Gois

         Na próxima quinta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Além dos problemas causados pelo uso excessivo do cigarro convencional, os cigarros de palha e eletrônicos podem causar danos irreversíveis ao fumante, o que tem preocupado especialistas da área de saúde.

        Doutora em Saúde Coletiva, a professora Luzana Mackevicius Bernardes afirma que a diminuição das artérias é um dos problemas causados pelos cigarros de palha e eletrônicos. Ela aponta que o de palha pode ser cinco vezes mais forte que o convencional.

       “Trabalhar com conscientização é muito difícil, mas é preciso intensificar as campanhas”, diz Luzana, que lamenta o uso desses tipos de cigarros por parte dos jovens. “A indústria do tabaco é mais forte que as campanhas de combate”, afirma.

       A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Enfisema pulmonar, hipertensão arterial e variados tipos de câncer são algumas doenças causadas pelo uso em excesso do cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário