domingo, 15 de setembro de 2019


Estruturas de pedra serão atração na Trends
Gabriel Bruno

O gabião é muito usado em estradas e encostas, é uma estrutura de pedra sobre pedra feita para conter deslizamentos, podendo ter até mais de uma tonelada. Ele é feito com barras de aço, arame e britas ou rachão. O professor de Engenharia Civil e Arquitetura, Juarez Ramos da Silva propôs aos alunos produzirem com esse material projetos diferentes. As obras foram preparadas para apresentação na Trends, feira de profissões da Universidade Católicas de Santos, que acontece amanhã.
Os alunos do 6º semestre de Engenharia Civil ficaram responsáveis por produzir essas obras. Gustavo Ribeiro e Israel Junior fizeram um tipo de assento utilizando a técnica do gabião. Israel disse que a maior dificuldade foi encontrar a pedra e o tempo de preparação do projeto. “Tivemos que ir atrás das pedras em Monte Cabrão e só tivemos seis semanas de preparação para nosso projeto “diz Israel.
Outra ideia apresentada pelas aulas de Engenharia Civil, Luana Costa e Giulia Martins, foi produzir uma engrenagem com pedras de brita. Elas tiveram seis dias para a montagem e uma das maiores dificuldades do grupo foi o peso da engrenagem. “No começo a ideia do projeto era de que a engrenagem ficasse em pé, mas ela ficou muito pesada e isso atrapalhou um pouco na apresentação do nosso projeto. Não ficou como queríamos”, comenta Luana.
Hoje em dia essa técnica de pedra sobre pedra também vem sendo utilizada na arquitetura para a criação de obras de arte.  “Também estávamos com um projeto desse tipo em arquitetura, mas infelizmente não ficou pronto para a feira”, diz o professor.  
Para a produção das obras não houve dificuldades com o custo. “O custo é baixo, as pedras são baratas e por se tratar de um trabalho de faculdade, muitas pessoas até ajudaram dando os materiais. Só tivemos que comprar os arames”, finaliza  o professor.
Voltada para os alunos do ensino médio, a Trends é realizada no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300).

Nenhum comentário:

Postar um comentário