Às vésperas do Dia do Cliente,
campanha
do Governo aquece vendas
Lílian Rabelo
Hoje, é comemorado o Dia do
Cliente, e a data marca também o fim da “Semana do Brasil”, campanha realizada
pelo Governo Federal juntamente com os comerciantes de diversos setores. O
objetivo é promover e estimular o consumo, e as empresas buscam aproximar o
consumidor garantindo promoções e descontos imperdíveis.
“Nós investimos muito durante
essa semana e houve um retorno positivo”, diz o gerente da loja varejista
Pernambucanas, localizada no Centro de Santos, Osmaine Silva da Costa. Segundo
ele, houve euforia por parte dos consumidores, o que para a empresa rendeu
resultados positivos. “Essa semana ajudou bastante no aquecimento do mercado.
Ofertas em grande escala sempre atrai o consumidor. Não sei se eles sabem de um
dia voltado para eles, mas ficamos gratos pela colaboração”, diz o gerente.
A crise econômica no País reflete também
dentro do comércio. Dessa forma, a iniciativa do Governo, que iniciou no dia 6
de setembro, visou aquecer a economia neste âmbito, contando ainda com o
patriotismo. “Aproveitamos para ajudar os clientes. Além de ofertas, nós também
oferecemos uma negociação em conta para aqueles que estão inadimplentes”, diz o
gerente.
Com roupa a caráter e balões verde e amarelo,
funcionários de lojas de móveis, vestuário e eletrodomésticos, atraíam clientes
com promessas de produtos em até 80% de descontos. Mas, para a aposentada, Genilda
da Conceição, de 58 anos, não há ampla diferença nos preços. “Eu estou
reformando minha casa, então estou segurando o dinheiro ao máximo, mas resolvi
aproveitar as ofertas e a diferença quase não existe, mas ainda é melhor que
nada.”
RELACIONAMENTO - Atendente da lanchonete Nossa
Senhora do Carmo, localizada na Universidade Católica de Santos, Juliana Rosa
da Silva Santos de Oliveira, comenta sobre a relação, comércio e cliente. Ela salienta
o rigor que alguns clientes possuem a respeito da qualidade dos produtos. “O
cliente paga por uma coisa de qualidade, e existe aquilo que todo mundo já
ouviu: o cliente sempre tem razão.” Juliana diz que os consumidores procuram
sempre “pechinchar” por preços mais acessíveis ao bolso.
Já para o atendente da Livraria
Loyola, também localizada na Universidade Católica de Santos, Leonardo da
Costa, a relação que possui com os clientes é mais flexível. “Eles não exigem. Mas,
sempre relatam suas preferências. Nós trabalhamos por encomenda, com até 20% de
desconto, então é importante esse diálogo”, conta.
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