domingo, 15 de setembro de 2019


Às vésperas do Dia do Cliente, campanha 
do Governo aquece vendas
Lílian Rabelo

Hoje, é comemorado o Dia do Cliente, e a data marca também o fim da “Semana do Brasil”, campanha realizada pelo Governo Federal juntamente com os comerciantes de diversos setores. O objetivo é promover e estimular o consumo, e as empresas buscam aproximar o consumidor garantindo promoções e descontos imperdíveis.

“Nós investimos muito durante essa semana e houve um retorno positivo”, diz o gerente da loja varejista Pernambucanas, localizada no Centro de Santos, Osmaine Silva da Costa. Segundo ele, houve euforia por parte dos consumidores, o que para a empresa rendeu resultados positivos. “Essa semana ajudou bastante no aquecimento do mercado. Ofertas em grande escala sempre atrai o consumidor. Não sei se eles sabem de um dia voltado para eles, mas ficamos gratos pela colaboração”, diz o gerente.

A crise econômica no País reflete também dentro do comércio. Dessa forma, a iniciativa do Governo, que iniciou no dia 6 de setembro, visou aquecer a economia neste âmbito, contando ainda com o patriotismo. “Aproveitamos para ajudar os clientes. Além de ofertas, nós também oferecemos uma negociação em conta para aqueles que estão inadimplentes”, diz o gerente.

Com roupa a caráter e balões verde e amarelo, funcionários de lojas de móveis, vestuário e eletrodomésticos, atraíam clientes com promessas de produtos em até 80% de descontos. Mas, para a aposentada, Genilda da Conceição, de 58 anos, não há ampla diferença nos preços. “Eu estou reformando minha casa, então estou segurando o dinheiro ao máximo, mas resolvi aproveitar as ofertas e a diferença quase não existe, mas ainda é melhor que nada.”

RELACIONAMENTO - Atendente da lanchonete Nossa Senhora do Carmo, localizada na Universidade Católica de Santos, Juliana Rosa da Silva Santos de Oliveira, comenta sobre a relação, comércio e cliente. Ela salienta o rigor que alguns clientes possuem a respeito da qualidade dos produtos. “O cliente paga por uma coisa de qualidade, e existe aquilo que todo mundo já ouviu: o cliente sempre tem razão.” Juliana diz que os consumidores procuram sempre “pechinchar” por preços mais acessíveis ao bolso.

Já para o atendente da Livraria Loyola, também localizada na Universidade Católica de Santos, Leonardo da Costa, a relação que possui com os clientes é mais flexível. “Eles não exigem. Mas, sempre relatam suas preferências. Nós trabalhamos por encomenda, com até 20% de desconto, então é importante esse diálogo”, conta.



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