segunda-feira, 18 de abril de 2016

Santos, 17 de abril de 2016


Esteira que dá acesso de deficientes à praia é novidade em Santos

Bastava um grande desenrolar e ela já estava pronta. Emborrachada, com 70m de comprimento e 1,40m de largura, a novidade do programa Praia Acessível começava a receber histórias e vivências, logo pela manhã. Essa, falada anteriormente, é uma esteira que faz parte do projeto, lançado em 2010 pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo oferecer maior acessibilidade à pessoas com dificuldade de locomoção.

Santos, primeira cidade da região a adotar o uso de esteiras no Praia Acessível, está fazendo o maior sucesso. A novidade que veio para ampliar ainda mais as ideias do programa, já concretizadas por meio da cadeira anfíbia, traz mais conforto e liberdade para quem um dia sentiu dificuldades. Segundo o coordenador da iniciativa e educador físico, Matheus Carlos, 25, desde a apresentação da esteira, na semana passada, o movimento está sendo maior do que em temporada. Contou que muitas pessoas vêm até ele, sempre querendo conhecer um pouco mais do ideal. “O contato é uma troca muito positiva”.

João Pissato, 80, estava chegando na praia e se deparou pela primeira vez com a esteira. Olhou, e logo disse: “ Interessante, muito bom”. Ele dispensa o banho de mar, mas aceita a proximidade na faixa de areia. Já sua cuidadora, Chaiene de Jesus, 28, ficou feliz ao ver que será mais fácil andar com a cadeira de rodas por ali. “Essa ideia de acessibilidade é ótima. Fica muito mais fácil.

A novidade não é só para as pessoas com algum tipo de deficiência, as mamães também foram contempladas com o projeto. A veterinária, Adriana Zonis, caminhou por toda a esteira com seu filho no carrinho. Segundo ela, a esteira ajuda bastante, tanto, que gostaria que estivesse lá todos os dias. “Quando a areia está fofa, tenho que fazer uma ginástica para chegar próximo a água”.

A esteira do programa Praia Acessível está sempre junto com as cadeiras anfíbias e os monitores, apesar de sua total independência. O projeto, que estava funcionando alternadamente, a partir de hoje, começa em dois locais diferentes, ao lado da Concha Acústica, Canal 3, e na lateral do Aquário, Canal 6, sempre das 10h às 16h, aos sábados e domingos. Em temporada, os horários e dias são ampliados.

Texto: Isabella Pajón

Nenhum comentário:

Postar um comentário