segunda-feira, 18 de abril de 2016

Santos, 17 de abril de 2016

Remédio contra vírus H1N1 está em falta nas farmácias de Santos



Nas farmácias localizadas na Avenida Conselheiro Nébias, o remédio Tamiflu que previne a Influenza A está em falta. Mesmo com procura diária dos clientes, os fornecedores não estão entregando o remédio nas franquias por falta nos estoques.

O remédio não precisa de prescrição médica para a venda. No entanto, a farmacêutica Patrícia Nunes, que trabalha na Poupa Farma, diz que é necessária a receita para compra do produto, mesmo não sendo um remédio tarjado ele atinge diretamente as prevenções do vírus. Roberta Elissa, farmacêutica da Droga Raia afirma que os remédios são pedidos apenas por encomenda justamente pela falta. A Juliana Raccini também farmacêutica da Droga Raia diz que o remédio consta no sistema, mas não tem para a venda, contando que o remédio já vendeu muito no primeiro surto da doença, e que a procura aumenta diariamente, tendo em vista os casos registrados do vírus na Baixada Santista neste ano.

Em média, nas farmácias entrevistadas surgem de 2 a 3 clientes de idades variadas por dia para a compra do produto. A Macy, farmacêutica central do Drogão Super, tenta sempre entrar em contato com os fornecedores para a encomenda do remédio, mas não tem previsão para a entrega.
São 3 dosagens, 30, 45 e 75mg e todas estão em falta na Droga Raia. Os funcionários da farmácia acreditam que futuramente a procura aumentará com a chegada do inverno e estão estrando em contato com os fornecedores para essa demanda.

Texto: Raphael Marques  

Nenhum comentário:

Postar um comentário