segunda-feira, 18 de abril de 2016

Santos, 17 de abril de 2016

População colabora com mutirão contra a dengue

“Queremos chamar a atenção das pessoas e com isso ajudá-los a manter tudo limpo, pois a situação é preocupante. ” assim, a agente de saúde que se nominou apenas como Priscila contou sobre o trabalho que as equipes da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde realizaram com um mutirão de combate à dengue. Ontem, no Gonzaga, foi realizando mais uma etapa. Os agentes percorreram imóveis orientando a população de como colaborar no trabalho de prevenção e verificando os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Os principais pontos de focos da dengue ainda são piscinas, pneus, garrafas, lixeiras, ou seja, em todo local onde a água pode se acumular. “Encontramos mais focos em áreas externas de prédios, em que ninguém se nomeia responsável pelo local, e nas casas de senhores de idade. ” completou.

O porteiro Cleiton relatou que os agentes já visitaram alguns imóveis pela região na semana passada. “Eles (agentes) vão revistar de novo. Não encontraram nenhum foco aqui, o que ajuda é que prédio não tem piscina e o ralo é seco. ”

O diagnóstico do vírus se tornou imprevisto após o conhecimento da zika e chikungunya, o que exige ainda mais da saúde pública. Agora, se espera mais do que apenas uma distribuição de panfletos, e sim, a colaboração da população. “O mutirão é importante, melhor ter conhecimento e se prevenir do que ficar de cama e só depois descobrir que está dengosa porque não se cuidou. ” avaliou Genilda.

Texto: Luiza Verissimo Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário