segunda-feira, 18 de abril de 2016

Santos, 17 de abril de 2016

   
Saúde vocal é a meta do Dia Mundial da Voz

A voz é um instrumento importante para a vida. Com essa preocupação foi criado o Dia Mundial da Voz, comemorado, ontem, e que tem o intuito de conscientizar sobre os cuidados com a saúde vocal. A data é promovida pela Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e é comemorada mundialmente desde 2003.

O cuidado com a voz é necessário para todos, como diz o coordenador do curso de Música da UniSantos, professor doutor Antônio Eduardo “A voz é um elemento importante não só musical” e completa dizendo que ela é um instrumento do homem e elemento mediador da obra.

Para o curso de música especificamente a prática vocal é muito importante, pois a voz é um instrumento como os outros e é essencial o ensino de sua técnica por meio de trabalhos e atividades que a universidade promove em suas aulas. “As técnicas são importantes não apenas para a formação, mas também para dar condições para o professor não se esquecer delas durante o dia-a-dia.”

Para a professora Joice Fernandes, do curso de Enfermagem a voz é uma ferramenta essencial em seu trabalho “Para dar aula a elevação da voz depende da acústica da sala, do grupo que está presente, do ar-condicionado, da quantidade de aulas no dia e também de outros fatores”, a saída muitas vezes é utilizar recursos como o microfone.

A falta de atenção nesse sentido pode acarretar em rouquidão, lesões nas pregas vocais que podem agravar para lesões mais graves, também a perda da voz, momentânea ou efetiva, causando afastamento do trabalho e deve-se procurar médicos especializados caso ocorra algum desses casos.

Os cuidados com a voz são essenciais nesse processo, segundo Joice eles devem ser feitos como os de um cantor, se alimentar da maneira correta, com alimentos que não prejudiquem as cordas vocais, como a maçã, e manter-se hidratado. O professor Antônio Eduardo ainda acrescenta que em nossa região de calor, e nesse tempo seco, andar sempre com uma garrafa d’água seria uma ótima dica e fala também da importância das técnicas de respiração para quem deseja se aprofundar mais nesses cuidados.

Texto: Bruna Pereira Nunes
                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário