domingo, 21 de maio de 2017


Maria de Todos os Povos

Texto: Renan Lima

Exposição teve início na praça em frente à Igreja 
O município de Peruíbe recebe até o dia 31 de maio a exposição “Maria de Todos os Povos”, que ocorre no salão da Paróquia São João Batista, localizada na Praça Monsenhor Lino dos Passos, no centro da cidade. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, todos os dias, com exceção de terça e sexta-feira que funciona das 9 às 12 horas e das 14 às 21 horas.

O evento conta a história dos diferentes títulos de Maria e de suas aparições na América Latina, além de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. A mostra conta 25 telas pintadas, sendo que 22 representam as denominações de Maria em vários países latino- americanos e Portugal.

O projeto foi idealizado pela historiadora, escritora e pesquisadora Fátima Cristina Pires, de 49 anos. “A ideia surgiu ano passado, pensando que em 2017 seria um ano Mariano. Queríamos comemorar os 300 anos da aparição de Nossa Senhora de Aparecida e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Então, quis mostrar esse contexto e aculturação da América Latina que foi totalmente catequizada nos padrões Marianos pelos Jesuítas e outros religiosos, o que era um dos objetivos do movimento de contrarreforma que ocorreu nas colônias dos países católicos no século XVI”.

Depois que planejou tudo, Fátima foi atrás de parceiros. “Primeiro chamei meu amigo Luís, um grande pintor que acreditou e topou participar”. Luís Carlos de Faria começou a pintar as telas em setembro de 2016 e terminou em abril de 2017. O pintor levou 15 dias para fazer cada tela, com dez horas de trabalho por dia.
               
“Eu queria também retratar os símbolos de Maria, conversei com minha grande amiga e artística plástica Léa, que deu a ideia de fazer os símbolos em forma de origami”, disse a escritora. A artista plástica Léa Camargo Neves gostou do convite. “A Fátima já conhecia meu trabalho e ela me chamou para fazer parte desse trabalho, fiquei muito feliz. Optamos por fazer origamis. A Fátima me passou os símbolos e suas histórias, foi delicioso” e ressaltou a importância da exposição. “Qualquer mostra de arte é importante. A arte valoriza o ser humano em cada um de nós, são atitudes assim de mostrar e ver que melhoram as nossas relações humanas”.

DIÁCONO - O diácono Zeca Maragni, de 50 anos, lembrou a importância de Maria e da mostra. “Maria tem um papel muitíssimo importante para a realização do plano de Deus, a exposição tem um valor significativo, uma homenagem aos diversos títulos dado a essa mulher maravilhosa, a exposição também vem para animar e unir os fiéis. É com grande alegria que a comunidade da Paróquia São João Batista de Peruíbe recebe e acolhe os expositores e suas obras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário