segunda-feira, 22 de maio de 2017


Público se emociona com encenação 
de Nossa Senhora de Fátima

Texto e foto: Verônica Gonzalez

    
   
Atores mirins encantam familiares durante a apresentação
Diversas manifestações de fé e comemorações aconteceram pelo aniversário de 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Na Universidade Católica de Santos, no Campus Dom Idílio José Soares, uma encenação sobre os acontecimentos ocorreu no sábado, dia 13, às 12 horas, sob a responsabilidade do Grupo experimental de Teatro UniSantos (Gextus).

   Dando um show de religiosidade e simpatia, os atores contaram a história da primeira aparição de Fátima, na Cova da Iria, em Portugal, em 13 de maio de 1917. Foram seis aparições seguidas para as três crianças, de maio a outubro. No começo, as crianças se assustaram com a figura da Santa, mas logo foram acalmadas e preenchidas pela luz e pela fé que Nossa Senhora de Fátima transmitia. Ela dizia para que rezassem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.

   A encenação contou com muitos familiares dos atores que estavam emocionados e orgulhosos. Uma delas era Maria Del Carmem Peres, de 82 anos, avó de Marisol, que interpretou Jacinta na peça. Ela conta que achou a apresentação o máximo, e todos tiveram uma atuação muito boa, também diz que considera um tema muito difícil e espera que a peça repercuta por outros locais e que se possível, ela irá acompanhar 

   Para a professora de Sociologia e Filosofia da Educação da UniSantos, Maria Aparecida Rolo Martins, a apresentação foi muito oportuna e comovente. Ela contou que se emocionou durante todo o espetáculo e que foi a primeira encenação a qual assistiu. A professora completou que gostaria de participar de outras dentro e fora da Universidade. Ela ainda ressaltou a importância de levar a peça para mais lugares, por ser um trabalho pastoral belíssimo e que poderia servir para evangelizar crianças mais carentes.

   A estudante de Enfermagem, Letícia Aparecida Francisco, de 19 anos, disse que foi a primeira encenação a qual prestigiou, e achou muito bonita. Ela conta que o nome religioso vem de sua família católica que frequenta igrejas, e também conhece a história da Santa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário