segunda-feira, 22 de maio de 2017


Ranchos portugueses emocionam 
nas homenagens à Nossa Senhora

Texto e foto: Beatriz Santinir

Rancho Verde Gaio em apresentação no altar da Igreja
Entre os rodopios das saias coloridas e as faixas rubras que balançavam no ar, os ranchos Veteranos Apaixonados pelo Folclore e Verde Gaio se preparavam para homenagear com sua dança Nossa Senhora de Fátima, a padroeira de Portugal. A música expressada através da voz dos integrantes, pelo acordeão e pelas fortes batidas do tambor, libertava a emoção que se escondia dentro de cada coração ao se apresentar no altar da Igreja Coração de Maria, no dia 13.

A diretora do rancho folclórico Verde Gaio, Ana Maria Pereira Gonzalez, de 59 anos, contou que o grupo fará, nesse ano, em junho, 56 anos de existência, sendo o rancho mais antigo do Estado de São Paulo. É formado por 50 integrantes, mas para a apresentação participaram 38 pessoas. Ela contou que costumam dançar, normalmente, as músicas do Minho, do Norte e Sul de Portugal. “Nós fazemos sempre uma prévia, falamos da região da qual nós vamos dançar e hoje, especificamente, procurei voltar para Nossa Senhora, para a aparição dela para as crianças”, disse Ana Maria.

Funcionária pública, Lúcia da Purificação dos Santos Lima, de 57 anos, ficou emocionada ao contar sobre a sensação de dançar para Nossa Senhora. “Ao participar de um rancho, você está resgatando as suas origens e se sentindo em contato com a sua terra. No meu caso, em especial, eu me sinto em contato direto com Portugal, que é o lugar onde nasci, e homenagear a Nossa Senhora traduz o sentimento de devoção. Dançar é um sentimento de devoção, é uma amostra do teu amor, da confiança por Nossa Senhora e entregar nas mãos dela todo percurso da nossa vida”.

O presidente do rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore Sergio Pereira Nogueira, de 72 anos, disse que o grupo surgiu da mescla de alguns veteranos, que dançavam nos ranchos Tricanas de Coimbra, um grupo muito querido por ele, e no Verde Gaio, formado há 8 anos. Os seus ensaios costumam ser às terças-feiras no Centro Português. Segundo ele, o grupo é composto por 60 pessoas no total, mas na ativa, seriam apenas 40. Representam diversas regiões de Portugal. “Essa data é muito emocionante para nós, por receber nossa senhora. Será maravilhoso. Em todas as apresentações nos emocionamos, desde o roteiro os ensaios, tudo, é muito bom, chega a sempre a dar um arrepio um pouquinho”, disse Pereira um pouco antes da apresentação.

“A sensação é muito forte, no qual eu tenho que me conter para não chorar, porque eu tenho uma gratidão muito grande por Ela. Já fui a Fátima. Não sou portuguesa, sou espanhola, mas Ela sempre me acolheu. Então, a satisfação hoje de estar dançando para ela, carregando uma bandeira do rancho português que eu amo de paixão é uma grande emoção”, contou emocionada a integrante Maria Rosario Antonio Feijoo, de 66 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário