sábado, 21 de maio de 2016



A precarização do ensino básico 
é tema de pesquisas

Texto e foto: Lucas Campos Vieira

A falta de preparo dos professores foi um dos destaques de dois trabalhos apresentados na "Mesa I - Formação de Professores (egressos da Linha de Pesquisa I)", do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, no dia 11. O espaço era destinado às apresentações das dissertações de egresso do programa.

Essa atividade contou apenas com 13 pessoas entre alunos de pedagogia, letras, mestrado e filosofia. A professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla, organizadora da mesa, acredita que um dos motivos para esse baixo número de pessoas foi o horário da palestra, que se iniciou às 16h.



Maria Angélica discute formação de professores

A primeira apresentação foi a da professora de geografia Maria Angélica Nastri de Carvalho, cujo trabalho é sobre "Representações Sociais dos Professores de Geografia a respeito de sua formação inicial". Ela pontuou que os professores se mostram desmotivados, com uma grande dificuldade em dialogar com os alunos, dificultando o aprendizado e sem sucesso para despertá-los para um senso crítico.

Por meio de uma pesquisa qualitativa nas escolas da rede estadual de São Paulo, ela observou que os professores apontam que os conteúdos de geografia são bem trabalhados na faculdade, mas há um déficit na parte de licenciatura. Eles saem sabendo sobre geografia, mas sem saber como ministrar as aulas. Critica também o estágio, que ela acredita deixar o estudante de licenciatura muito longe da realidade da escola pública estadual. Poucos o fazem, e os que fazem, não preparam o professor para a prática. "Professor só aprende a ser professor dentro da sala de aula", disse.




Patrícia defende importância da pedagogia Parfor 


A segunda pesquisa, feita pela psicóloga clínica Patrícia Lascani Yéred, discute sobre "Ser formador do curso de pedagogia Parfor", abordando a necessidade de melhorar os conhecimentos do modo de lecionar dos professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

O Parfor, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, pretende qualificar professores leigos da rede pública, aqueles que já lecionam, mas sem uma formação em licenciatura. O objetivo do Governo com esse programa é melhorar a educação básica brasileira, começando pela capacitação de seu corpo docente.

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