sábado, 21 de maio de 2016




Confiança é a base para criatividade

Texto: Gabriel Ferreira

“O que difere uma pessoa de ser criativa ou não é a própria confiança”. Assim, o publicitário Felipe Felício iniciou a sua palestra sobre ‘’Criatividade sem limites’’, no dia 13 de maio. Explicou que ser criativo nada mais é do que utilizar novas alternativas para coisas simples e todos temos a capacidade de criar. Não importa o tamanho do cliente, quem se esforça e tem foco, vai conseguir, independente do poder monetário. ‘’Ideias não tem preço’’.


Durante a palestra, Felipe disse que criatividade é repertório e percepção, quanto mais se estuda e cria, mais afinidade com essa atividade se adquire. Não há como gastar criatividade, quanto mais se usa, mais se ganha, é algo acumulativo. Ele citou o conceito D.R.E.F. – diferenciação, relevância, estima e familiaridade – que são palavras-chave para obter o sucesso desejado na hora de produzir algo neste ramo. Ele lembra que a autocensura é a maior dificuldade e isso não é exclusivo da propaganda, é normal e importante para muitas áreas, não somente as profissionais.

Campanhas publicitárias sustentáveis e corretas estão em alta. Criar diálogo com a sociedade é importante, coisas compartilhadas, tentar conectar diversos assuntos. Pode ser algo simples, desde sacolas plásticas de um mercado de bairro até banners e comerciais do Greenpeace. Conscientização é uma palavra forte e importante. Uma grande dificuldade é inovar em problemas ambientais ou assuntos delicados.

Uma dica que Felipe dá: se você quer ser mais criativo, não fique tão focado em algo, tenha calma, relaxe e não se preocupe tanto. Ser criativo não tem fórmula e as ideias surgem nos momentos e situações mais inusitadas. Pensar diferente é parte importante do processo num todo. Como mencionado no começo do texto, todos podemos ser criativos, basta se esforçar.

FELIPE FELÍCIO - Um homem não muito alto de barba mais comprida que o cabelo e de discurso claro e seguro. Felipe é publicitário, formado pela Anhembi Morumbi, já trabalhou na Agência da própria faculdade, na área de marketing, no banco Itaú, na TV Cultura e atualmente está na NOX Concept Ideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário