sábado, 21 de maio de 2016


Problematização dos Direitos Humanos é 
abordado por estudantes de História

Texto e fotos: Ana Claudia Gomes

Abordado de diferentes maneiras pelos cursos de Licenciatura da Universidade Católica de Santos, os Direitos Humanos foram um tema bastante lembrado na 3ª Jornada de Educação e Comunicação. Os alunos do quinto semestre do curso de História prepararam um vídeo que trazia cenas do dia a dia retratando a problematização dos Direitos Humanos.

A aluna Rafaela Vieira, de 21 anos, explicou sobre o que se tratava a atividade. "O vídeo tem 15 minutos e traz quatro cenas relatando questões sobre os Direitos Humanos: homofobia, intolerância religiosa, racismo e violência contra mulher". Filmado na Universidade, o vídeo trouxe as situações intercaladas com a leitura dos artigos correspondentes às respectivas cenas, comprovando que as situações abordadas estão presentes na Declaração proposta pelas Nações Unidas. Sendo assim, o vídeo pode ser visto como uma crítica às atitudes preconceituosas e que desrespeitam os Direitos Humanos.

 
Estudantes do curso de História preparando a exibição do vídeo 

Doutor em História e Cultura Social pela UNESP e professor da disciplina Prática de Ensino, César Agenor Fernandes da Silva, falou que deu as opções do que poderia ser feito e os estudantes escolheram fazer o vídeo. Ele ainda comentou que a sala foi dividida em grupos para que não só todos os estudantes pudessem participar como também para entenderem um pouco sobre cinema e como funciona uma gravação.

Além disso, o professor César ainda falou que pretende continuar abordando os Direitos Humanos na matéria que leciona e também ressaltou a importância do tema. "A incorporação dos Diretos Humanos não é só na parte criminal. Eles estão presentes no dia a dia também, como na educação e na questão de igualdade de gêneros".

Público assistindo ao vídeo sobre Direitos Humanos

DIREITOS HUMANOS - Proclamado em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com objetivo de evitar guerras e promover a paz, a Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todo ser humano nasce livre e igual em direitos, independente de raça, sexo, nacionalidade, religião ou qualquer outra condição. Hoje existe muita discussão em relação aos Direitos Humanos no âmbito criminal, mas o tema vai além disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário