segunda-feira, 23 de maio de 2016



“As Rodriguianas” provocam alunos na sexta-feira 13

Texto e foto: Lucas Tavares

Provocação e movimento. O encontro inusitado entre alunos e “As Rodriguianas” marcaram com talento a noite da sexta-feira 13, durante a III Jornada de Educação e Comunicação. O Grupo Experimental de Teatro UniSantos (Gextus) trouxe o universo do dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues para o cotidiano da Universidade.

Alunos interagem com as noivas de Nelson
Amores, paixões, desilusões, atrizes e atores de todas as idades vestidos de noiva, prestaram homenagem a Nelson Rodrigues. Histórias da dramaturgia rodriguiana se mesclavam com as próprias experiências dos atores do grupo, que durante a performance encenavam brigas, discussões, conflitos e festejos.

Para a diretora do Gextus, Maria Tornatore, o teatro tem a ver com o cotidiano da vida. Segundo ela, a arte é um incomodo. Profissional de teatro desde 1980, vê nos textos de Nelson Rodrigues a realidade do jeito que ela é, pois acredita que o dramaturgo é daqueles que tiram a poeira debaixo do tapete.

NELSON - Nelson Falcão Rodrigues, natural de Pernambuco no Recife, nascido em 23 de agosto de 1912, foi jornalista, escritor e tido como um dos mais influentes dramaturgos do Brasil. A intervenção “as rodriguianas” foi uma homenagem da diretora Maria Tornatore, feita em 2012 e reimplantada na semana de comunicação e artes.            


GEXTUS - O Gextus foi criado em 1988. Ele derivou do Teatro Experimental da Faculdade de Filosofia, no qual revelou vários atores, cenógrafos e figurinistas. Atualmente é composto por alunos de diferentes cursos da Universidade, que desenvolvem atividades de leitura teatral, encenação e prática dramática em seus ensaios semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário