sábado, 21 de maio de 2016


Licenciaturas de mãos dadas pela inclusão

Texto e Foto: Fabrício Britto

A III Jornada de Educação e Comunicação da UniSantos movimentou corredores, auditórios, salas de aula e as mãos de um grupo de alunos formado por integrantes dos cursos de Letras, Pedagogia, Música, Matemática, História, Filosofia e Biologia. Sob o comando do professor Manuel Mendes de
Carvalho Neto, responsável pela disciplina de língua brasileira de sinais (Libras), a união das licenciaturas resultou num “workshop” colorido, divertido e bastante movimentado. Os alunos apresentaram métodos e materiais pedagógicos desenvolvidos para promover a inclusão de surdos em salas de aula.

Criatividade e tecnologia aproximaram os universitários da problemática da inclusão nas escolas. Calendários, filmes educativos, jogos e materiais escolares foram desenvolvidos pelos futuros professores pensando nas grandes dificuldades que a população surda enfrenta desde a educação básica por conta da barreira do idioma. Sim! Libras é um idioma como o inglês, francês ou espanhol.


Na apresentação de todo o material, letras foram substituídas por mãos que representavam tanto o alfabeto português quanto os sinais específicos caracterizados por movimentos e expressões faciais que pertencem à estrutura gramatical da língua brasileira de sinais. Para a aluna Ana Vitória Greghi, santista, 23 anos, que está no último ano de Pedagogia, a experiência foi transformadora. “Acredito que no lúdico, alunos e professores, internalizam bem mais rápido todo aprendizado. Desenvolver este trabalho foi bem legal”, afirma orgulhosa.


Alunos das licenciaturas praticam Libras

Para o professor de História, César Agenor Fernandes, o trabalho teve relevância significativa, pois alia a questão do conhecimento histórico à inclusão. “Para a formação do professor isso é fundamental”, afirma César que logo após a entrevista participou de uma dinâmica de construção de palavras sentado no chão com outros participantes.

Aos poucos a sala ficava pequena. O número de curiosos e visitantes aumentava para orgulho do professor de libras Manuel Mendes de Carvalho Neto que, ao longo do processo de elaboração e orientação dos trabalhos, se espantou com o desenvolvimento das habilidades das licenciaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário