sábado, 21 de maio de 2016



Dobradinha entre enfermagem e pedagogia 
motiva primeiros socorros

Texto e foto: Andressa do Vale

Em um ambiente que reproduzia uma enfermaria de um hospital, manequins estavam a postos para simulação de situações de emergência como desmaio, convulsão, engasgo e parada cardiorrespiratória. Foi assim que futuros profissionais da educação, do curso de Pedagogia, receberam, no dia 11, orientações e aprenderam na prática como agir nestes casos.

A oficina de Primeiros Socorros foi ministrada pela especialista em Enfermagem do Trabalho e Administração Hospitalar, professora Márcia Fernandes Melzer, que contou com a colaboração de quatro estudantes do 9°semestre do curso de Enfermagem. A oficina deu início com a demonstração da forma correta de higienização das mãos, onde os participantes puderam aprender os passos necessários e ali mesmo, no laboratório realizar a lavagem das mãos.

Aluno praticando o procedimento RCP(Ressuscitação Cardio Pulmonar) no manequim

Os alunos de enfermagem ensinaram e demonstraram como proceder em quatros situações de emergência: desmaio, convulsão, engasgo e parada cardiorrespiratória. É importante lembrar que antes de agir nesses casos, o primeiro passo é chamar pelo socorro profissional, pelo número de emergência 192. A cada situação, os participantes da oficina interagiam a todo momento com o dos alunos de enfermagem com perguntas, dúvidas e questionamentos de como proceder principalmente no ambiente escolar. Com as explicações dos estudantes sob a orientação da professora, as dúvidas pertinentes foram sanadas, já que muitos dos que participavam já atuam em escolas e creches.

Júlio Cesar Matias,23 anos, aluno do 9°semestre do curso de Enfermagem, mostrou-se satisfeito com a oficina. Ele que já colaborou outras vezes, relata que o aprendizado ocorre para as ambas as partes. “Eu acho muito bacana poder participar de oficina porque ensinar é aprender e fixar. Quando eu ensino as pessoas e os ajudo a aprender, automaticamente eu relembro o conteúdo e o fixo melhor”, afirmou. Já no outro lado, a estudante do 1°semestre do curso de Pedagogia, Paula Renata de Jesus, 38 anos, participante da oficina “Já atuo 15 anos na área, para mim é muito importante estar levando isso para o meu local de trabalho, pois eu trabalho com crianças de 3 a 4 anos de idade”.

Ao término da oficina, a professora Márcia Fernandes Melzer, se mostrou contente com a iniciativa, pois o propósito da oficina foi alcançado. “Foi muito válida, eles veem com muitos questionamentos, alguns já trabalham com crianças ou em creches. As dúvidas são simples, mas muito pertinentes.” A professora ainda falou a respeito da importância de oficinas de primeiros socorros, “São necessárias, pois a comunidade apresenta diversas situações que são folclóricas e que para eles passam a ser verdadeiras. Desta forma acabam repetindo ás vezes na família, ou no próprio ambiente de trabalho, de forma errônea”, diz.

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